fbpx
Lisata Tecnologia

Ataques cibernéticos mais comuns e como evitá-los

É preciso ter muito cuidado com os Ataques Cibernéticos, estes que são causados por pessoas mal intencionadas. Que portanto, desejam roubar dados da sua empresa e te prejudicar. Às vezes com o intuíto de pedir resgate de dados, por exemplo, fazer furtos, dentre uma otra sequência de males.

Uma das maneiras mais fáceis de entrarem em seu computado é envadindo através de vírus. Nesse caso, espalham links que quando você clica, acabou de dar a oportunidade que estavam esperando. 

Entenda mais sobre algumas dessas invasões:

DoS e DDoS:

Ele obrecarrega um sistema ou servidor para torná-lo indisponível aos usuários. Dessa forma, para, posteriormente, utilizar apenas um computador para acessar vários outros e promover ataques simultâneos.

Backdoor:

Conhecido popularmente como “cavalo de troia”, esse tipo de crime é realizado a partir da instalação de um programa malicioso. Este que teve um link enviado por e-mail ou baixado em alguma página da web. A partir disso, o hacker tem acesso ao dispositivo da vítima.

Spoofing:

Técnica que falsifica o IP de um dispositivo para que os criminosos possam ter acesso a sistemas, dados, entre outros.

Phishing:

Prática criminosa em que o usuário recebe um e-mail ou mensagem com link malicioso. Geralmente o link parece ser confiável. Ao clicar, o dispositivo baixa um malware, ou seja, um software codificado e que rouba dados.

Ransomware:

Espécie de sequestro digital, em que o criminoso controla remotamente arquivos e softwares de usuários e empresas. Dessa forma, pedindo pagamento de resgate para devolver o acesso.

Post scanning attack:

Técnica que utiliza um malware para encontrar falhas em um servidor. Sendo,assim, facilita o acesso dos hackers para invasão e roubo de informações.

Ataques cibernéticos – Como eles podem chegar até você?

Conheça os ataques cibernéticos mais comuns e como evitá-los

Esses ataques cibernéticos podem estar em links de pessoas desconhecidas Em forma de:

  • Pop-ups: banners que aparecem nos sites em formas de promoções.
  • E-mails: com links que levam a sites duvidosos
  • Whatsapp: existem muitos golpes que podem prejudicar seu aparelho
  • Redes sociais: golpes que podem te colocar em riscos.
  • Páginas falsas: divulgando prêmios e promoções falsas
  • Links com caracteres estranhos como %, *, ou caracteres que não se encaixam na frase.
  • Você foi selecionado e ganhou um prêmio clique no link e receba (um vírus).
  • Receba esse serviço com um desconto de 90% “clicando no link abaixo”.
  • Golpes de whatsapp também podem utilizar a mesma tática.
  • Entre neste grupo e receba informações exclusivas sobre este novo ramo “lucrativ”.

Tenha muita atenção ao “entre neste link”, principalmente se você não conhece a pessoa. Ou ainda, paree ter aparecido do “nada” para você.

Cuidados que deve ter com os ataques cibernéticos:

Muitas das vezes, acessar o wifi público não é seguro, isso porque quando um trabalhador remoto se conecta, pode passar dados confidenciais da sua empresa para a central de arquivos. Ou ainda, para pessoas mal intencionadas.

Pode ocorrer que se a empresa fizer um pronunciamento falando que seu sistema tem uma vulnerabilidade os invasores usem isso para “explorar” ainda mais esta falha.

Na maioria das vezes a maior causa de ataques cibernéticos é a falha humana. Então, para reduzir esse risco na sua empresa, é necessário alguns conteúdos como este, sobre segurança de dados.

Esses vírus podem afetar a segurança e o desempenho da sua empresa, pois, pode retirar da sua empresa arquivos que são essenciais ao seu funcionamento. Como por exemplo, arquivos de funcionários, de clientes, etc.

Da mesma forma, se seus clientes desconfiam do roubo de informações, então, pode ter uma diminuição de clientes.

Um terceiro motivo é que seus clientes vão gostar de uma empresa que protege eles de todos esses perigos que existem em relação aos dados. Seendo assim, isso pode agir como uma ferramenta de marketing e aumentar as vendas da sua empresa.

Como se prevenir contra ataques cibernéticos?

Conheça os ataques cibernéticos mais comuns e como evitá-los

É importante se prevenir contra ataques cibernéticos, afinal, podem espionar arquivos importantes e praticar fraudes com seus dados…  Nome, documentos, etc.

Então, veja 7 formas de se prevenir de ataques cibernéticos:

1 – Colocando dados em lugares seguros:

Escolha lugares protegidos, como  por exemplo, em um computador sem acesso à internet. Ou ainda, em nuvens virtuais de armazenamento.
2 – Treine sua equipe:

Treinar sua equipe ajuda a tirar boa parte da vulnerabilidade humana, Esta, que causa falhas mesmo em sistemas muito seguros.

Na verdade, um pequeno erro pode ser bastante prejudical para sua empresa. Então, nenhum cuidado é pouco.

3 – Utilize senhas fortes:

Então, com certeza você precisa usar senhas fortes para se proteger no digital e evitar riscos. Uma dica é utilizar uma mescla de simbolos, letras e números. Nada que seja muito fácil de identificar e siga um padrão. Caso contrário, terá facilmente seus dados roubados.

4 -Para evitar de ataques cibernéticos,  escolha um ótimo antivírus para celulares e para computadores:

Então, para evitar de ataques cibernéticos, você precisa escolher o melhor antivírus. Contrate um bem potente (nada de versão gratuita).

Você pode entrar em contato com uma empresa de segurança de dados para te indicar o melhor caminho para sua empresa.

5 – Backup e criptografia de dados:

O backup pode ajudar caso algum problema com senha ou perda de arquivo aconteça. Sendo assim, a criptografia é usada por muitas empresas para proteger os dados de seus usuários.

6 – Vpn:

O vpn te ajuda a deixar as informações de sua empresa seguras. Sendo assim, só entre vocês.

Dessa forma, escondendo seu endereço de IP e  ajudando a te proteger de alguns malwares de wifi público, etc.

7 – Contrate uma empresa de segurança de dados para se proteger dos ataques cibernéticos:

A melhor das 7 formas de prevenir sua empresa contra ataques cibernéticos é contratando uma empresa de segurança de dados. Afinal, ela vai saber de tudo que você precisa para ficar seguro.

Sem dúvida, essa empresa vai clarear todas as suas dúvidas sobre segurança de dados.

Além disso, te ajuda a focar no seu negócio e você pode até mesmo, usar esse serviço como um selo de segurança. Oferenco para seus clientes isso como um benefício. E assim, gerar mais vendas.

Afinal, os ataques cibernéticos, infelizmente, estão crescendo e muitas pessoas estão buscando novas informações sobre segurança de dados.

Os ataques cibernéticos são uma triste realidade para as organizações. O Brasil, por exemplo, é um dos lugares mais suscetíveis a esse tipo de ação. Vale lembrar que, nos primeiros três meses de 2020, tivemos mais de 1,6 bilhão de ações dessa natureza.

As pessoas precisam se orientar melhor sobre isso, contratar empresas qualificadas em fazer esse serviço de proteção.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender a importância da segurança de dados para sua empresa, seus funcionários, seus clientes e até mesmo, você.

 

plugins premium WordPress