fbpx
Lisata Tecnologia

Como manter os dados da sua empresa seguros

Como manter os dados da sua empresa seguros

Não sabe como manter os dados da sua empresa seguros? Não sabe evitar ataques cibernéticos e roubo de informações importantíssimas?

Então, é importante aprender o quanto antes. Afinal, seja por uma questão pessoal ou profissional, você precisa saber como manter intacta a segurança das suas informações. Essa é uma tarefa, cada dia, mais necessária.

Quando lida com a internet, esse cuidado é extremamento importante. Já que, a insegurança está em todos os lugares.

Lembre-se ainda que, manter os dados da sua empresa seguros é ótimo para a credibilidade da sua empresa. Afinal, será uma corporação com segurança garantida no espaço cibernético. Por isso, é importante garantir o sigilo de informações e a restrição aos seus dados. Portanto, só devem ser acessados por aqueles que possuem autorização.

Sendo assim, separamos algumas medidas que vão contribuir para a manter os dados da sua empresa seguros:

O que pode acontecer com dados não protegidos?

Como manter os dados da sua empresa seguros

Harckers são especialistas, que acham brechas no sistema de segurança, seja este, de dados empresariais ou pessoais.

Essas pessoas têm como finalidade, espionar, rastrear, sequestrar e transferir dados, tudo,  sem autorização do proprietário. Dessa forma valores são furtados, chantagens são feitas, dados sigilosos expostos, enfim, o transtorno é imenso.

Sem contar com danos físicos causados por vírus que se instalam em equipamentos desprotegidos. Na qual, a depender do local onde esse malware esteja instalado, pode danificar o aparelho de forma irreversível.

Para empresa, o transtorno é ainda maior quando se trata de dados de terceiros. Afinal, se algo acontecer com as informações que lhe foram confiadas, então, quem responde também é a empresa.

No Brasil, as empresas devem ter maior preocupação com o acesso à informações contidas em seus bancos de dados. Já que, existem leis que regulamentam o ciberespaço e aplicam punição a quem desrespeitá-las, são elas:

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD):

LGPD, então, ressalta que as informações fornecidas pelos usuários são sigilosas. Sendo assim, para uso, em qualquer outra finalidade, terá que ser ter uma autorização por parte do portador dos dados.

Garante ainda que os dados fornecidos não sejam usados para cruzamento de informações, a fim de ofertar produtos. Caso seja descumprida, pode resultar em multas à empresa. Estas, que podem chegar até cinquenta milhões de reais.

Lei de Crimes cibernéticos:

Ficou conhecida por causa da atriz Carolina Diekemann, que já foi alvo de ataques na internet, ela teve fotos intimas exposta.

Sendo assim, essa lei condena a multa e até detenção a quem invadir computadores de terceiros, com finalidade de roubo, exposição de informações e conteúdos de cunho pessoal, sem autorização prévia.

Marco Civil da Internet:

Pode-se dizer que é o código de ética do ambiente virtual, ele regulamenta os direitos e deveres dos cidadãos. Então, filtra conteúdos, inibe exposição pornográfica de menores e só admite quebra de sigilo mediante ordem judicial.

Quero manter os dados da sua empresa seguros – O que fazer?

Como manter os dados da sua empresa seguros

Não existe uma atitude isolada a ser tomada, que irá garantir a eficiência do sistema de segurança. Mas, sim um conjunto de atitude, recursos tecnológicos e plano estratégico para que uma ação complemente a outra e assim a empresa se resguarde de ataques cibernéticos.

Sendo assim, veja a seguir, algumas das principais maneiras de manter os dados da sua empresa seguros:

 1 – Evite falsas ofertas:

Tenha cuidados com super ofertas. Procure fazer compras em sites conhecidos. Afinal de contas, você irá inserir seus dados pessoais e possivelmente bancários para finalizar as compras. Então, não pode ser em qualquer lugar.

2 – Restrinja o acesso:

Restrinja o acesso às informações empresariais apenas às pessoas de confiança. Mais que isso, os colaboradores só devem ter acesso ao que realmente for necessário para a execução de suas tarefas.

3 – Tenha um Código de conduta:

Confeccione um código de conduta interno direcionado ao uso dos equipamentos tecnológicos. Assim como regulamento interno habitual de toda empresa.

4 – Faça backup:

Faça backup diariamente, afinal, eles são a garantia de preservação de dados importantes, caso aconteça qualquer incidente.

Hoje podem ser feitos inclusive via nuvem, o que permite acesso a qualquer hora e local.

7 – Atenção às senhas:

Quanto mais forte (maior diversidade de caracteres) melhor. Nada de senhas clichês, como nomes e datas de aniversário. O ideal é fazer combinações e colocar frases.
Além disso, troque as senhas constantemente.

8 – Tenha um Antivírus instalado para manter os dados da sua empresa seguros:

Existem inúmeros antivírus, pagos e gratuitos. Na hora da escolha, leve em consideração a necessidade da empresa ou usuário.

9  – Tenha uma boa e profissional Gestão de Ativos de TI:

Esse é o ponto crucial!

Você com certeza, precisa ter uma empresa terceirizada para administrar todas as demandas referentes aos ativos de TI. É a maior garantia de um bom serviço de proteção a dados.

Por que contratar uma empresa de gestão de TI?

Um empresa de gestão de TI vai usar o que há de recursos mais modernos para manter os dados da sua empresa em segurança. Sendo assim, terá monitoramento remoto em tempo integral. E caso algum usuário infrinja as normas legais de uso, será identificado com facilidade.

Como já foi dito, a segurança de dados é fruto de um conjunto de ações e cuidados que perpassam por, pelo menos, 3 setores dentro da tecnologia da informática: física, estratégica e humana.

  • Física – computadores, servidores, tudo que se traduz em físico referente a tecnologia da informação. Devem ser protegidos de exposição ao tempo, água e eventos da natureza.
  • Estratégica – Instalações de softwares adequados, atualizações periódicas e backups constantes.
  • Humana – é referente a forma com que o colaboradores utilizam os equipamentos e a gestão de ativos de TI.

Uma empresa com segurança de dados frágil tem muito a perder, não vale a pena o risco. Os danos materiais e financeiros podem significar grandes prejuízos.

Além disso, o gestor pode ter a sensação de economia quando age por conta própria, instala seus próprios softwares e coloca máquinas em manutenção quando param. Mas na verdade, está perdendo tempo, dinheiro e ainda coloca o patrimônio da empresa em a ver.

Aliás, estamos falando de uma empresa… Sendo assim, terceirizar o setor de TI é sem dúvida a forma mais econômica de manter os dados da sua empresa seguros. Dessa forma, tudo irá ficar muito bem organizado, funcionando da maneira que precisa.

Agora, esse cuidado está em suas mãos e só depende de você. Comece agora mesmo!

plugins premium WordPress