fbpx
Lisata Tecnologia

Saiba por que o backup pode salvar sua empresa

Com certeza você já se deparou com o termo “backup”. Mas já parou para pensar que ele pode salvar sua empresa?

Nos dias atuais manter os dados corporativos bem protegidos é uma das formas mais simples de garantir a continuidade dos negócios.

Portanto, manter um backup bem estruturado e atualizado dos seus dados e de seus clientes é algo primordial para o sucesso de qualquer empresa.  Além do mais, manter os dados bem protegidos é lei no Brasil – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Dito isto, salientamos a importância do backup corporativo, afinal ele pode salvar sua empresa. Não deixe de consultar profissionais da área e descobrir junto conosco qual a melhor opção para seus negócios. Acompanhe!

O que é backup?

Saiba por que o backup pode salvar sua empresa

Backup já é um termo de conhecimento e uso frequente de grande parte das pessoas, mas você já parou para pensar o que realmente significa, e a importância dele para sua empresa?

Em uma tradução simples e direta backup significa “cópia de segurança”, ou seja, nada mais é do que cópias dos arquivos considerados importantes, em outro local, como um HD externo, CD, Pen Drive, serviço em nuvem, etc.

Desta forma ele serve para auxiliar na prevenção da perda de dados apagados involuntariamente por falhas físicas, humanas e naturais.

 Se optar por mídia física escolha um local seguro para evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso aos arquivos.  Mas lembre-se que há opções de pacotes de armazenamento em nuvem maleável conforme o porte, e a necessidade de sua empresa.

Para finalizar este capítulo inicial, convidamos você a seguir conosco e rever por que o backup é uma ferramenta tão importante para qualquer empresa. Vamos lembrar que é muito importante fazer backups com alguma frequência, e assim manter arquivos atualizados, e não perder dados.

A importância do backup para sua empresa

Fazer backup é uma daquelas coisas que às vezes já parece tão natural em nossa rotina, que às vezes ninguém lembra da sua importância dentro de uma corporação. Até que um problema grave ocorra.

Algumas pessoas sabem da sua importância, mas não a adotam devido aos altos custos para a aquisição de equipamentos. Mas a verdade é que este tipo de comportamento não pode mais existir, este pensamento tem que ficar no passado.

Ou seja, guardar os dados, ou pelo menos aqueles mais importantes em serviços de armazenamento sejam eles físicos ou na nuvem deve ser um dos hábitos mais importantes do seu negócio, inclusive visando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), e assim evitar sanções administrativas e multas.

 Manter os dados corporativos bem protegidos é a forma mais simples e barata de garantir a continuidade das operações.

Backup em Nuvem:

Cada vez mais comum no mundo corporativo, o backup em nuvem (cloud backup) é a “bola da vez”.

Com o recebimento e repasse diário de dados gerados, e as novas leis de proteção, o backup em nuvem (Cloud Storage), tornou-se uma estratégia mais que necessária para as empresas.

O backup na nuvem, diferentemente do armazenamento em mídia física, oferece a opção de criar rotinas de execução. Além disso, é possível criar agendamento de backups e visualizar históricos dos arquivos já copiados.

Existe a possibilidade de armazenar praticamente todos os formatos disponíveis de mídias no mundo digital, uma busca segura, ágil e centralizada, com acesso de qualquer local conectado à internet.

Variável de acordo com o espaço utilizado, o custo do cloud backup é baseado em elementos como capacidade, e número de usuário. Vale lembrar que as opções de backup de dados na nuvem incluem fazer o backup direto para uma nuvem pública, ou para uma nuvem privada do provedor do serviço. 

Confira nos próximos tópicos as vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem para sua empresa. Continue com a gente!

As vantagens do backup em nuvem:

Saiba por que o backup pode salvar sua empresa

Antes de mais nada é importante dizer que o backup em nuvem facilita muito os processos do dia a dia empresarial, seja ela uma microempresa individual, até as maiores corporações de nível nacional. 

Leia agora as principais vantagens do backup em nuvem.

  • Segurança:

Este é um dos principais benefícios do serviço de nuvem, a segurança irá te trazer mais tranquilidade ao realizar atividades online do cotidiano;

  • Compatibilidade:

É compatível com todos os sistemas operacionais, realizando backups nos dias e horários pré-definidos;

  • Acessibilidade

Manter os backups em nuvem dá aos funcionários a possibilidade de acessá-los de qualquer local com acesso à internet. Desta forma a produtividade da sua equipe aumenta, sendo que é possível realizar funções sem a necessidade de estarem presentes na sede física da empresa.

Além disso, a empresa determina níveis de permissões conforme suas políticas internas. Oferece controle granular dos usuários. A flexibilidade facilita a rotina de empresas com a transferência de arquivos.

Como é possível notar o armazenamento em nuvem faz parte de um serviço de primeira necessidade para as empresas que pretendem se manter no topo de seus negócios, seja, pela competitividade, facilidade de operação, e confiança dos seus clientes;

As desvantagens do backup em nuvem:

         Claro que nem tudo é perfeito, e pode haver algumas desvantagens neste modelo de backup e vamos citá-los logo abaixo para você:

  • Suporte:

É necessário pesquisar para não implementar em sua empresa um serviço de backup em nuvem que não irá oferecer uma assistência adequada. Se problemas acontecerem, e não houver uma previsão de correção, você pode perder tempo e clientes. Por isso é importante ficar atento ao escolher a melhor opção possível. Mas não se desespere, pois, este problema também pode ocorrer em armazenamento próprio e físico do backup.

  • Vulnerabilidade:

A vulnerabilidade do meio digital também pode ser vista como uma desvantagem, mas conforme já dito não se esqueça que a pesquisa pela maior opção também envolve esse item, pois por mais que seja constante o ataque de hackers, seus dados ainda podem estar mais seguros com a opção do backup em nuvem, desde que você opte por uma empresa de boa qualificação para a prestação deste serviço.

 

 

 

 

 

 

 

plugins premium WordPress